Municípios de Rondônia engrossam movimento nacional por mais recursos
Os Prefeitos de Rondônia estão sendo representados pela Associação Rondoniense de Municípios – AROM, em extensa pauta prioritária que está sendo discutida em Brasília, nestes dias 26 e 27 de outubro. Nesta quinta-feira, o Presidente da Entidade, Jurandir de Oliveira, se juntou aos demais dirigentes de entidades municipalistas do país em encontros realizados pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. Os líderes municipalistas também estão definindo estratégias de mobilização social abrangendo prefeitos, vereadores, deputados federais e senadores para pressionar a aprovação de mais recursos às prefeituras.
No encontro, o Presidente Jurandir acompanhou o Presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, e técnicos da entidade, nas defesas por melhores condições administrativas como o encontro de contas com a União Federal e o pleito de um Auxílio Financeiro na ordem de R$ 4 bilhões, para que os gestores dos Municípios brasileiros possam fechar as contas.
Ao sair das reuniões, o Presidente Jurandir repassou a orientação de que as entidades estaduais e os gestores municipais devem se manter mobilizados e fazerem contatos com parlamentares do seu Estado, apresentando os impactos positivos das reivindicações nos municípios. “É muito importante que os prefeitos e as prefeitas de Rondônia contatem nossos oito deputados federais e três senadores para apontarem quais são as nossas pautas prioritárias, que eles devem votar favorável, para garantir o desenvolvimento dos seus municípios”, encorajou o dirigente.
Confira a Pauta Municipalista Simplificada
Câmara:
– Precatórios (PEC 212/2016)
– Pisos do Magistério (PL 3776/2008
– Resíduos Sólidos (PL 2289/2015)
Congresso:
– Derrubada do veto ao encontro de contas (Veto 30/2017)
Senado:
– Emendas do FPM (PEC 61/2015)
– 1% do FPM (PEC 29/2017)
Executivo:
– Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM)
– Atualização dos
Programas Federais
Autor / Assessoria Arom