Destaques

Na Casa Civil, presidente da AROM defende importância do projeto “Tchau Poeira” para os municípios

O presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Célio Lang, participou na tarde desta terça-feira (20) de uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, o deputado estadual Laerte Gomes e outros prefeitos de Rondônia. A reunião teve com pauta o projeto “Tchau Poeira”, do governo do estado.

O Governo de Rondônia garantiu que os recursos do projeto serão para os 52 municípios.

Laerte Gomes agradeceu a presença de todos e falou que este projeto chamou sua atenção, principalmente, por dar uma ajuda aos municípios grandes e pequenos. Ele também elogiou o governador Marcos Rocha por ter economizado nos últimos anos e que, por conta disso, será possível que o governo realize esse investimento. “Serão quase R$800 milhões para ajudar diversas áreas dos municípios”.

O deputado garantiu que o plano do governo do estado é beneficiar os 52 municípios de acordo com as necessidades. “Cada um tem seu tamanho, sua necessidade, mas o governo se comprometeu conosco que atenderia aos 52 municípios, independente de qualquer questão política”, afirmou.

Júnior Gonçalves ressaltou que os municípios precisam enviar ofícios para a Casa Civil solicitando auxílio. Dessa forma o governo poderá pegar essa demanda e inserir no projeto.

Ele também explicou que a intenção do Poder Executivo Estadual é entrar nos municípios e iniciar o “Tchau Poeira” entre junho e julho. “Nós queremos iniciar agora em julho e iremos renovar esse programa para o ano que vem”.

O presidente Célio Lang agradeceu ao deputado estadual Laerte Gomes e também ao governo do estado pela ajuda oferecida nos últimos anos.

Ele ressaltou que para os municípios menores a crise é bem maior e os recursos recebidos são bem menores. “Muitas vezes até senadores e deputados federais decidem enviar recursos para os grandes municípios e, muitas vezes, os menores precisam de ainda mais auxilio”.

Célio também pediu que a Casa Civil auxiliasse os prefeitos para que a execução do projeto saia como planejado. “Sabemos que é preciso de preparações, há muitas questões que precisam ser agilizadas antes que entrem nos municípios, então gostaríamos que vocês nos orientassem nessas questões”.

Por fim o presidente agradeceu a todos pela presença e pelo projeto. “Esse gesto é de grande importância para os municípios, principalmente aos pequenos, que tem dificuldade financeira, de recursos e infraestrutura”.

Assessoria AROM