NOVA GESTÃO DA AROM APRESENTA DRE PARA MESA DIRETORA
Apesar das dificuldades herdadas da gestão anterior, a AROM conseguiu quitar seus débitos e investir em novo prédio para acabar com despesas de aluguel
A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) realizou, na tarde de terça-feira (16), uma reunião com sua mesa diretora para apresentar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e para montar a nova comissão eleitoral, que irá auxiliar nas eleições do próximo ano da Associação.
Em apresentação, a AROM mostrou, principalmente, que a falta de documentações e levantamentos junto a órgãos de controle nos anos anteriores a nova gestão causaram grandes dificuldades financeiras, visto que não havia controle interno e que muitos documentos foram perdidos antes da nova diretoria assumir a Associação. Nomeados como “Erarios à apurar”, a falta de documentação deixou sem explicações mais de R$422 mil reais, destinados a diversas empresas e antigos funcionários da AROM.
Mesmo com todas as dificuldades, a AROM conseguiu realizar o pagamento de débitos em atraso – como o Diário Oficial dos municípios, que estava há mais de 12 meses de pagamento atrasados – e, atualmente, está trabalhando na mudança para um novo prédio, para acabar com as despesas relacionadas a aluguel. Além de quitar os débitos, a Associação também conseguiu cortar as despesas quase pela metade, saindo de mais de R$3 milhões para menos de R$1 milhão e meio no exercício de 2021.
Além do DRE, a mesa diretora também começou a montar a nova comissão eleitoral, composta por dois prefeitos membros da Associação e três servidores da AROM.
Aproveitando a oportunidade, o presidente Célio Lang falou um pouco sobre o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), que já está com o projeto na Casa de Leis e aguarda a votação dos deputados. “É importante ficarmos atentos para a votação e gostaria do apoio dos prefeitos no dia de votar, para que consigamos movimentar a Casa e ter a certeza de que o projeto será aprovado”.
Estiveram presentes na reunião os membros do conselho diretor e fiscal: Presidente e Prefeito de Urupá, Célio Lang; Secretário geral e prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro; 1º secretário e prefeito de Buritis, Roni Irmãozinho; Tesoureiro e prefeito de Itapuã, Moisés Cavalheiro; 1º Tesoureiro e prefeito de São Felipe d’Oeste, Sidney Borges; 1º Conselheiro titular e prefeito de Rio Crespo, Evandro de Faria; 2º Conselheiro titular e prefeito de Machadinho d’Oeste, Paulo Henrique; 3ª Conselheira e prefeita de Chupinguaia, Sheila Mosso e o 1º Conselheiro suplente e prefeito de Cujubim, Pedro Fernandes.