Nova portaria com classificação dos municípios traz 45 na fase III; Sete estão na fase mais restritiva
Uma nova portaria conjunta, a nº 18, foi publicada, na madrugada desta quarta-feira (2) trazendo a reclassificação dos municípios no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em Rondônia. No total, dos 52, 45 estão na fase 3, e os demais na fase I.
A alocação do município em cada fase leva em consideração o aumento ou redução de casos da covid-1, tendo como base a matriz de risco consolidada pelo Decreto 25.220, que definiu os critérios de enquadramento dos municípios nas fases de isolamento social controlado.
Assim como já tem ocorrido, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) tem mantido contado com gestores e com a equipe do governo do Estado, para analisar as mudanças decorrentes dos casos ativos da doença em cada região, assim como a ocupação dos leitos de UTI nas regiões Macro I e Macro II.
Na última semana, essas reuniões tiveram como foco as medidas a serem adotadas pelas cidades que estavam para retornar para a fase mais restritiva, com o objetivo de reverter a situação e evitar a possibilidade de fechamento, mais uma vez, do comércio. “Esse debates têm sido muito importantes, diria essenciais para o enfrentamento da pandemia em Rondônia. Com diálogo técnico e adequações nos municípios, está sendo possível controlar e melhorar os índices de casos ativos”, destaca a presidente Gislaine Lebrinha.
Municípios na Fase I
Ji-Paraná
Alta Floresta do Oeste (regrediu)
Espigão do Oeste (regrediu)
Cerejeiras (regrediu)
Chupinguaia
Presidente Médici
Pimenta Bueno (regrediu)