Notícias

Ourto Preto: prefeito garante ações contra a dengue


ALEX

Em entrevista ao programa Rádio Rondônia Jornalismo, na manhã desta terça-feira (7), o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, falou sobre o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, por meio do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, que apontou o município dentre os 48 do país com risco de epidemia de dengue.

Indagado pelo apresentador do programa, Willians Soares, o prefeito disse ter recebido a informação, na noite de segunda-feira (6), com surpresa. “Eu fiquei muito surpreso com a notícia, mas no momento em que soube, ontem à noite, fizemos uma reunião. Chamei a Marluce (assessora especial da saúde) e representantes da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Vamos reforçar ainda mais as ações”, afirmou o prefeito.

O coordenador da Funasa, Helmut de França, também presente na entrevista, explicou como é feito o LIRAa. “O Ministério manda uma solicitação e fazemos visitas. Vamos a uma casa e pulamos três. Fomos ao todo em 434 residências, e 45 tinham focos. Por meio desse relatório, que é enviado, é que se realiza o levantamento do LIRAa. Todos esses focos encontrados são eliminados na hora”, esclareceu.

Segundo o prefeito, a lista divulgada pelo Ministério da Saúde foi importante em dois pontos. “Essa colocação tem dois pontos positivos: alerta a população e o município ganha um bônus de 41 mil reais, que será muito bem aplicado, podem ter certeza”, garantiu.

Testoni aproveitou para reafirmar as ações e convocou a população. “A Funasa, juntamente com os agentes de saúde, farão um grande mutirão, indo de casa em casa, realizando um trabalho de conscientização. Se tomarmos providências agora, e têm que ser agora, a população precisa estar junto, até porque se trata de uma doença doméstica. Então, só conseguiremos com a parceria de todos”, finalizou o prefeito.

Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa)
O levantamento, do Ministério da Saúde, divulgado na última segunda-feira (5), mostra que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco de epidemia de dengue. Há risco em dezesseis estados e três capitais são citadas: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT).

Além da capital rondoniense, as cidades de Buritis, Espigão D’Oeste e Ouro Preto do Oeste estão na lista divulgada.



Por Camilo Estevam / Gazeta Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *