Notícias

Prefeitos da Zona da Mata debatem vocações de produção com Ministro Maggi

Os Prefeitos municipais da Zona da Mata de Rondônia participaram de audiência pública conjunta sobre agricultura, das comissões do Senado e da Câmara dos Deputados, ocorrida em Alta Floresta do Oeste, nesta sexta-feira (10). O encontro foi técnico, com debates acerca da produtividade regional, destacando as vocações para o café do tipo clonal, o leite, o gado de corte e o peixe. O Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, participou do evento e conheceu o potencial de produção.

O Presidente da Associação Rondoniense de Municípios – AROM, Jurandir de Oliveira, esteve presente no evento e parabenizou o Prefeito de Alta Floresta, Carlos Borges, pela recepção das autoridades para tratar o tema. O municipalista também destacou a entidade defende maior atenção ao homem do campo, com mecanismos de políticas públicas de incentivo ao crédito, à produção e à exportação, dando condições aos prefeitos de desenvolverem sua agricultura, pecuária e família rural.

“Eu tenho certeza de que o crescimento de Rondônia passa pelas mãos dos produtores. Para se ter uma ideia, temos cafeicultores aqui da Zona da Mata produzindo 190 sacas de café por hectare. Então eu parabenizo os produtores que acreditam e investem, trabalhando com dedicação e aplicando as técnicas da Embrapa, da Emater e sendo assistidos pelas secretarias municipais de agricultura. Por isso, o municipalismo defende que o setor produtivo dos Municípios precisa receber mais incentivos, para que os Prefeitos possam atuar”, declarou Jurandir de Oliveira.

O Prefeito de Alta Floresta, Carlos Borges, falou da satisfação em receber um Ministro de Estado, (MAPA) e da oportunidade de apresentar a ele algumas reivindicações por investimentos no setor: “esperamos novas políticas públicas a partir de hoje, nesta mesa redonda, com debates sobre fomentos e financiamento de custeio. A renda no campo está muito melhor que a da cidade e está cada vez mais atrativa para os jovens, que queiram empreender e adquirir além do sustento. Por isso, nossa gestão incentiva o setor e hoje vemos toda a equipe da prefeitura empenhada, além dessa foça política e da presença de produtores vizinhos”.

A visita do ministro foi proposta pelo senador Ivo Cassol (PP), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, e pelo deputado federal Luiz Claudio (PR), membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados.

Autor: Assessoria/AROM