DestaquesÚltimas Notícias

Prefeitos de Rondônia: Conheça Crispin, de São Miguel do Guaporé

Edilson Crispin Dias, conhecido como Coronel Crispin, nasceu em 10 de setembro de 1970 em Nova Aurora (PA) e se mudou para Rondônia em 1985, quando sua família veio para o estado. Mas foi somente em 1987 que ficou residência em São Miguel do Guaporé. Ele é o mais velho de sete irmãos e é casado com Ecília Crispin de Souza Amorim. 

Atualmente, é advogado e mantém um escritório em São Miguel do Guaporé. Com duas formações acadêmicas, sendo bacharel em Segurança Pública e em Direito, além de ser pós-graduado em Direito do Agronegócio.

Crispin dedicou grande parte de sua vida profissional ao serviço público, ingressando na Polícia Militar de Rondônia como Soldado em 1990. Ao longo de sua carreira, ele progrediu nas fileiras da corporação, alcançando o posto de Coronel e ocupando posições de liderança, como Comandante da Polícia Militar em diversos municípios, incluindo Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e São Miguel do Guaporé e região, e findando em Ariquemes e Vale do Jamari. 

Sua experiência também abrange o campo educacional, onde atuou como instrutor em áreas como Tiro Policial, Direitos Humanos e Polícia Comunitária, contribuindo para a formação de novos profissionais na área de segurança.

Sua carreira política iniciou em 2006, e inclui candidaturas a Deputado Federal neste ano, Deputado Estadual e, 2010 e Prefeito em 2020. No entanto, a vitória veio em 2024, quando conquistou o cargo máximo do Executivo municipal.

Comprometido com a segurança e a gestão pública, utiliza sua experiência no serviço público para enfrentar os desafios da administração municipal. 

São Miguel do Guaporé

Em 6 de julho de 1988, São Miguel do Guaporé foi elevado à categoria de município, por meio da Lei nº 206, com a área desmembrada de Costa Marques, sendo revogada a Lei nº 200, de 7 de junho de 1978. A instalação do município ocorreu em 31 de dezembro de 1988. Localiza-se no Vale do Rio Guaporé, a cerca de 520 quilômetros da capital do estado, no Centro-Oeste de Rondônia. Surgiu do povo assentado nas proximidades do rio São Miguel, por colonos vindos, principalmente dos municípios de Rolim de Moura e Presidente Médici. A cidade é uma das maiores do interior do estado, possuindo grande importância na Região do Vale do Guaporé. O nome de São Miguel surgiu em função da existência do rio São Miguel, que fica próximo à localidade. A produção de arroz, soja e milho impulsionam a economia do município, bem como a produção de leite, café e grãos. É fomentada por uma indústria frigorífica, onde são fornecidos mais de mil empregos diretos e indiretos.

Assessoria AROM