DestaquesÚltimas Notícias

PREFEITOS DE RONDÔNIA: Conheça Zé Wellington, de São Francisco do Guaporé

José Wellington Drumond Gouvea, conhecido como Zé Wellington, nasceu em 31 de janeiro de 1981 em Colorado do Oeste (RO). É evangélico e casado com Josyane Drumond. Sua formação acadêmica inclui um diploma em Psicologia pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e um bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica de Ciências Humanas e Sociais Logos (FAETEL). 

Com mais de 20 anos de experiência, Zé Wellington atuou ao lado de produtores rurais na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário na região.

Na carreira política, Zé Wellington começou sua trajetória como vice-prefeito de São Francisco do Guaporé, ao lado da ex-prefeita Gislaine Lebrinha, cargo que ocupou a partir de 2012. Em 2024, ele se candidatou a prefeito e foi eleito, assumindo assim um novo desafio na liderança do município.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento de São Francisco do Guaporé, Zé Wellington assume a prefeitura com a missão de implementar projetos que atendam às necessidades da população. Sua experiência no setor agropecuário e na gestão pública, aliada às suas prioridades em áreas essenciais como saúde, educação, agricultura e desenvolvimento social, reflete um compromisso com o bem-estar da comunidade. 

São Francisco do Guaporé

O município de São Francisco do Guaporé foi criado pela Lei Estadual nº 644, de 27 de dezembro de 1995, desmembrado dos municípios de Costa Marques e Seringueiras. A instalação do município foi realizada no dia 1º de janeiro de 1997 com a posse dos primeiros vereadores, do primeiro prefeito e da vice-prefeita, eleitos em 1996. O povoamento da região foi incentivado pela abertura da BR-429 que estabeleceu a ligação de Costa Marques com a BR-364. O nome da cidade deve-se a junção da proximidade do exuberante Vale do Guaporé, na fronteira do Brasil com a Bolívia, com o nome do rio que banha as suas terras. Na margem do rio Guaporé estão localizadas a Comunidade Quilombola de Santo Antonio do Guaporé, a Fazenda Pau D’Óleo e a Reserva Extrativista de Pedras Negras, pertencentes ao município. Já existe na região uma infraestrutura direcionada às atividades turísticas.

ASSESSORIA AROM