DestaquesNotícias

Prefeitos recebem veículos para atender demandas de ações sociais nos municípios

As 52 prefeituras de Rondônia receberam, na manhã desta quarta-feira (18), veículos para atender as ações de assistência social desenvolvidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros Especializados de Referência de Assistência Social (Creas). Os automóveis foram destinados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas). Também foram entregues sete caminhonetes para reforçar as ações da Seas nas comunidades remanescentes quilombolas de cinco cidades.

Durante a solenidade, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e prefeito de Theobroma, Claúdio Santos, parabenizou o governo do Estado pela ação e disse que os veículos vão proporcionar que as prefeituras realizem um trabalho com melhor qualidade as famílias mais carentes. “Esses veículos irão atingir diretamente na família daqueles menos favorecidos. Quantas pessoas estão hoje carentes de um apoio, de uma estrutura, de um suporte do poder público, que muitas vezes não consegue chegar. Com certeza, veremos uma melhora significativa nas prefeituras”, destacou o presidente.

Santos ainda destacou que muitos municípios precisam fazer malabarismos para conseguir realizar ações de assistência social. “Tem município que quando o carro não presta mais, ele tira um banco, um volante, para suprir outro. Geralmente, nessas pastas, ação social, que não tem uma receita própria, é a que mais sofre, porque o orçamento dos municípios é muito pouco e ficam fazendo malabarismos. Então, esses veículos chegam em uma hora muito própria e em 2020 será muito utilizado, não para fazermos nossos deslocamentos, mas com o objetivo principal de cuidar de pessoas”, enfatizou Cláudio Santos.

Os veículos entregues são: 52 modelos Etios Hatch e 7 caminhonetes pick-up cabine dupla, totalizando o investimento de R$ 3.503.200,00, sendo R$ 2.597.400,00 somente do Fundo de Erradicação da Pobreza (Fecoep). Conforme a secretária de Estado Luana Rocha, a aquisição só foi possível por conta da alteração realizada no Fundo e aprovada pelos deputados estaduais. “É um momento de muita alegria, principalmente porque estamos conseguindo entregar esses veículos para as sete comunidades quilombolas registradas no Estado. Quando assumimos a Seas já existia a história dos veículos. Os deputados aprovaram o fundo e os veículos foram comprados. Com a alteração, vamos atender mais aos municípios”, disse a secretária que agradeceu aos gestores municipais por encaminharem as demandas. “Obrigada pela colaboração, desempenho, participação. Trouxeram as demandas, conversamos e estamos atendendo a sociedade. Esse é só um de muitos que virão”.

Representando as comunidades quilombolas, Roberto Calazais, São Francisco do Guaporé disse que a viagem do município até a capital, Porto Velho, não é fácil. “Sem transporte fica pior ainda. Agora imagina sair da comunidade. É ainda pior. Esses veículos vão trazer mais respeito dignidade, segurança e assistência para toda a comunidade”, disse.

O governador Marcos Rocha destacou o trabalho que os Departamento de Estradas de Rodagens (DER) tem feito em favor dos municípios, uma vez que é necessário também dar atenção as estradas para que a assistência social possa atuar. “Prefeito Cláudio, estamos o tempo inteiro trabalhando através do DER, vamos fazer a máquina girar no estado. Vamos fazer licitação para que as rodovias estaduais possam ser construídas e mantidas por empresas terceiras. E vamos usar o DER, em parceria com municípios, para dar atenção às estradas vicinais, principalmente aquelas usadas para escoamento da produção agrícola”.

Assessoria AROM