Destaques

Presidente da AROM busca recursos para setor produtivo dos municípios com a Seagri

 O presidente da Associação Rondoniense de Municípios, prefeito Célio Lang, reuniu-se, nesta quarta-feira (4), com o secretário de estado da agricultura, Evandro Padovani, para debater a possibilidade de um repasse financeiro aos municípios, voltado para o fomento do setor produtivo.

Durante o encontro na Seagri, o líder municipalista esclareceu a necessidade de recursos para os municípios visando subsidiar o fornecimento de calcário e mudas de café para os produtores rurais, principalmente os da agricultura familiar.

“Às vezes, os produtores não conseguem uma boa safra por falta de um insumo necessário que eles não conseguem adquirir e a união de esforços entre estado e município pode fazer movimentar a economia desse segmento”, defendeu Célio Lang.

Ainda, Célio Lang, que também é prefeito de Urupá, solicitou a disponibilidade de mais equipamentos para atender as famílias da agricultura familiar e demais produtores.

Leite

Outro tema que voltou à mesa dos dirigentes foram as políticas públicas para mitigar os efeitos da crise do leite em Rondônia. Ao presidente da AROM, o secretário da Seagri informou que, além do diálogo permanente, outras ações para incentivar a produção de derivados do leite estão sendo adotadas para que o setor consiga exportar os produtos.

Nesse sentido, o líder municipalista esclareceu ao gestor estadual que a AROM está organizando um projeto para ser desenvolvido com outras instituições para a aprovação de um selo de qualidade dos produtos de origem animal dos municípios, entre eles, os derivados do leite. “O Selo de Inspeção Municipal irá ajudar muito para manter a qualidade dos produtos e aumentar a renda do pequeno produtor, principalmente”, finalizou Célio Lang.

Assessoria AROM

http://arom.org.br/2021/04/14/em-reuniao-promovida-pela-arom-seagri-anuncia-preco-de-referencia-do-leite-e-medidas-fiscais-para-enfrentar-crise-no-setor/