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Presidente da AROM solicita novo reajuste no Fitha ao governo do Estado

Durante a manhã desta quarta-feira (18), o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) aproveitou a cerimônia de entrega dos 57 veículos para os gestores municipais pelo governo do Estado e utilizou parte de sua fala para agradecer e pedir que o governador, Marcos Rocha, dê mais uma vez, atenção especial ao Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha).

“Quero aqui agradecer porque no início deste ano, nos reunimos com o coronel Erasmo Meireles (diretor do DER) e pedimos que desse um plus no Fitha para 2019. Ele nos atendeu. Foram quase R$ 8 milhões a mais para 2019. E, agora, quero aproveitar esse momento, talvez não tenha até o início de 2020 outro momento em sua presença governador, e na presença de todos os prefeitos, quero pedir para que nós possamos pensar de novo em 2020, em melhorar o Fitha. Porque tenha certeza, é um problema a menos que o governo tem com os municípios”, enfatizou Cláudio Santos, presidente da AROM e prefeito de Theobroma.

Em resposta, o governador Marcos Rocha destacou que o trabalho tem sido realizado com planejamento para os quatro anos de administração. “Prefeito Cláudio, nós vamos ver tudo o que é possível para fazer. Estamos o tempo inteiro trabalhando através do DER, vamos fazer a máquina girar no Estado. E vamos usar o DER, em parceria com municípios, para dar atenção às estradas vicinais, principalmente aquelas usadas para escoamento da produção agrícola”.

O Fitha

O recurso do Fitha é utilizado na recuperação das estradas municipais, construção e recuperação de pontes, abertura, alargamento e conservação de vias de acessos na zona rural, compra de maquinários, equipamentos, peças e combustível, podendo ser usado na construção de casas populares. O Fundo é considerado um reforço importante para o caixa dos municípios e vital para o desenvolvimento dos mesmos, além de garantir a trafegabilidade dos munícipes como equipes de saúde e transporte de alunos.

O Fundo reúne recursos oriundos de impostos gerados nos municípios que, de forma igualitária, retornam aos municípios, através de convênios firmados com a finalidade específica. É vedada a utilização desse recurso para outras demandas, que não estejam ligadas com obras de tráfego.

 

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