Destaques

Primeira remessa de oxigênio que abastecerá os municípios chega em Porto Velho

Um isotanque com 5 mil m³ de oxigênio chegou, na tarde desta sexta-feira (19), em Porto Velho. O produto será encaminhado para todos os municípios do interior do estado, que apresentaram a possibilidade de desabastecimento pelas empresas, segundo informou a Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia. Segundo o governador Marcos Rocha, esse é o primeiro de vários isotanques que devem chegar ao estado. A AROM continua acompanhando essa situação.

Após a prefeituras de Rondônia serem notificadas sobre a possibilidade de faltar oxigênio, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) iniciou uma série de articulações, manteve diálogos com o governo do Estado, Ministério da Saúde, Assembleia Legislativa para evitar que ocorra o colapso na saúde pública municipal, pela falta do produto essencial no combate a covid-19.

Nesta semana, o presidente Célio Lang, em reunião com o superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Irgo Mendonça, para que fossem repassadas as informações de logística. Além disso, a entidade tem auxiliado no levantamento de dados sobre a real necessidade das redes municipais de saúde. “As nossas ações durante todos esses dias começam a mostrar resultado hoje. Não é o ideal, mas é a primeira remessa que já traz uma esperança para os prefeitos, para toda a população. Vamos agora continuar trabalhando para manter todos os municípios abastecidos, em parceria com o governo do Estado e com o Ministério da Saúde”, afirma Célio Lang.

Ainda na Base Aérea de Porto Velho, nesta sexta-feira, o governador esclareceu que a rede estadual de saúde não sofre com o desabastecimento e que também os hospitais municipais ainda têm uma capacidade para segurar alguns dias. “Apesar de não ser uma missão do governo do estado, mas pensando em toda a sociedade, fiz contato com o Ministério da Saúde, com a Força Aérea, através do Ministério da Defesa, e também com as prefeituras e conseguimos, nesse primeiro momento, 5 mil m³ de oxigênio que serão distribuídos aos municípios, bem como também os cilindros que chegarão em Porto Velho. Os cilindros serão abastecidos em Porto Velho e haverá essa constante movimentação de entrega aos municípios. Esse é o primeiro isotanque, outros chegarão”, garantiu o governador.

Segundo Irgo Mendonça, superintendente do Ministério da Saúde, o isotanque com 5 mil m³ de oxigênio foi levado para a uma empresa privada para que as próprias empresas que já fornecem o insumo aos municípios preparem o produto e o levem até os municípios, garantindo assim, que nenhum ficará desabastecido. A expectativa a Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia ainda informou que neste domingo devem chegar, em Porto Velho, cerca de 250 cilindros que serão levados aos municípios.