Notícias

Regionais do TCE possibilitam transparência às gestões, destaca presidente da AROM

Laerte ariquemes

A atuação fiscalizadora, mas pedagógica e orientadora do Tribunal de Contas do Estado disponibilizada aos gestores municipais foi destacada pelo presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Laerte Gomes, durante a inauguração da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE-RO, em Ariquemes. Na solenidade, que aconteceu nesta segunda-feira (07/11), o presidente do órgão, conselheiro José Gomes de Mello agradeceu o apoio e ressaltou a parceria estabelecida com a AROM.

 

O presidente da AROM também enalteceu o presidente do TEC pela iniciativa de aproximar o Tribunal aos municípios por meio do processo de interiorização e do projeto Corte Cidadã. Laerte Gomes lembrou às autoridades presentes que o funcionamento das Secretarias Regionais em cidades pólo facilita o trabalho das prefeituras. “Com essas unidades da Corte de Contas mais próximas dos municípios, os prefeitos passam a contar com o apoio técnico mais rápido se sem gerar gastos com deslocamentos até a capital, além de garantir mais transparência às administrações públicas”, disse.

 

Regionais


O terreno para a construção da Regional do TCE em Ariquemes foi doado pela prefeitura, com aprovação da Câmara Municipal. A unidade administrativo-fiscalizadora recebeu o nome da servidora do TCE, Ruth Cloé de Britto Carvalho, falecida em 2010. Da cerimônia, que aconteceu no auditório da regional, participaram mais de 250 pessoas entre autoridades e convidados. A mesa de honra foi formada por representantes dos Tribunais de Contas, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministérios Públicos Estadual e de Contas e inclusive, do presidente da Arom e da União das Câmaras de Vereadores de Rondônia (Ucaver). 

 

Com o processo de interiorização do TCE, Rondônia já conta com três Regionais, sendo uma em Vilhena, que entrou em funcionamento em 2010, outra em Cacoal, em 2011 e, agora, em Ariquemes, também neste ano de 2011, para atender 11 municípios que formam o Vale do Jamari.

 

 

 

 

Foto: Matheus Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *