DestaquesÚltimas Notícias

Rondônia participa da 12ª missão da FNP na Espanha para promover cidades inteligentes e sustentáveis

Foto: Reprodução FNP

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) organizou a 12ª missão internacional em Barcelona, Espanha, marcando o maior encontro de prefeitas e prefeitos brasileiros no exterior. Composta por 95 membros, entre prefeitos, secretários, gestores e equipes técnicas, a delegação participou de uma intensa agenda de atividades voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento urbano inteligente. Rondônia esteve presente na missão, através do prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, que esteve representando os 52 municípios do estado e buscando inspiração para a melhoria da gestão pública e do ambiente urbano.

Entre os eventos principais, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com lideranças internacionais no Smart City Expo World Congress, um dos maiores eventos do mundo em cidades inteligentes. A FNP, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), organizou o painel “Transforming Cities: Opportunities and Challenges in Low Carbon Transition” (Transformando Cidades: Oportunidades e Desafios na Transição para o Baixo Carbono). O painel destacou a importância de adotar políticas de baixo carbono e de explorar as oportunidades geradas pelas ações de combate às mudanças climáticas, inspirando os gestores a buscarem soluções sustentáveis em seus municípios.

No dia 6, a delegação acompanhou a premiação do World Smart City Awards, que reconheceu iniciativas inovadoras em gestão urbana sustentável, com destaque para cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Niterói, finalistas nas categorias de Governança e Economia e Energia e Meio Ambiente, respectivamente. Curitiba também foi reconhecida como Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024, em um momento especial para a cidade e para o Brasil.

Outro momento de aprendizado ocorreu no dia 7 de novembro, com uma visita técnica ao projeto de inovação social Decidim. A plataforma digital promove a participação cidadã e incentiva o engajamento e transparência na gestão pública, servindo de inspiração para o fortalecimento da governança e da inclusão social em Rondônia.

No dia 8, a delegação visitou o Consórcio Alba-Ter, em Girona, onde conheceu o modelo de gestão ambiental da bacia do rio Ter, que inspira políticas para a preservação dos recursos naturais. Essa experiência ofereceu ideias para a aplicação de políticas de proteção ambiental e ordenamento territorial também nos municípios de Rondônia.

Com a participação de Rondônia na missão a Barcelona, a AROM reforça seu compromisso com o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis, promovendo o intercâmbio de boas práticas que beneficiarão a gestão pública e a qualidade de vida no estado.

Assessoria AROM | Fonte: Frente Nacional de Prefeitos