Secretarias têm até 17 de abril para a escolha do modelo do PNLD EJA

O prazo para a definição do modelo de escolha do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) referente ao ciclo 2026-2029, é até o dia 17 de abril.
A decisão deve ser tomada em conjunto com as escolas da rede, considerando as necessidades pedagógicas e as especificidades de cada território. O processo deverá ser registrado, exclusivamente, pela plataforma PNLD Digital.
Estão disponíveis três modelos para as redes de ensino escolherem:
- Material único para cada escola: cada unidade escolar faz sua própria escolha de materiais que atendem ao seu contexto, com participação do corpo docente.
- Material único para cada grupo de escolas: a rede organiza grupos que escolhem coletivamente. O material mais votado é o adotado pelo grupo.
- Material único para toda a rede: a decisão é centralizada na secretaria, com base na opção mais votada no âmbito geral da rede.
Independente da opção escolhida, a decisão deve ser formalizada através de ata, com registro da participação dos professores e diretores. A ata deve ser anexada ao sistema como comprovação da deliberação conjunta.
É importante ressaltar que, mesmo com a escolha centralizada ou coletiva, a seleção final das obras didáticas será feita individualmente por cada escola na plataforma PNLD Digital.
Apenas os municípios que aderiram ao programa entre os dias 11 de fevereiro e 21 de março estarão aptos a participar do processo de escolha.
O FNDE disponibiliza orientações clicando aqui. Mais informações podem ser acessadas na página do programa.
Assessoria AROM | Fonte: FNDE