Destaques

Sede Própria da AROM sairá do papel ainda em 2018, afirma governador Daniel

Os diretores da Associação Rondoniense de Municípios – AROM estiveram reunidos com governador Daniel Pereira, para tratar diversas pautas municipalistas. Entre os principais assuntos, a construção da sede própria da entidade na qual o chefe do Executivo estadual já havia assumido, em junho deste ano, um compromisso de abrir cessão de um terreno para a edificação do prédio. Após longa caminhada técnica em busca de um imóvel urbano para sediar a estrutura física de atendimentos e, com o apoio dos superintendentes Paulo Mota (SEPAD) e Wilson Dias (SUGESP), a instituição identificou a área e iniciou os tramites, para avaliações de possibilidade de cedência.

Na reunião, os diretores da associação apresentaram ao governador o projeto arquitetônico adaptado ao terreno pleiteado. Daniel Pereira demonstrou entusiasmo com a iniciativa da associação, garantindo a cedência do espaço solicitado, frisando que a construção de uma sede própria para a AROM será a sua maior contribuição com o movimento municipalista. ‘’Futuramente esse marco não representará apenas economia de aluguel à entidade e sim melhor prestação de auxílios aos municípios, além de autonomia na representatividade”, disse. Ele também enfatizou que a responsabilidade para a edificação, agora, deverá ser um compromisso de todos os gestores municipais: “o governo do estado está fazendo sua parte, cabe agora aos prefeitos mostrarem união e valorizarem o trabalho da AROM”.

O Presidente Airton Gomes e tesoureira Gislaine Clemente “Lebrinha” parabenizaram o Governador Daniel pela sensibilidade e apoio ao movimento municipalista que, desde 2016, batalha junto ao governo do estado para a conquista de um terreno, destacando que essa conquista representará em economia às prefeituras e também em avanços sociais, considerando a amplitude de assessoramentos que a AROM dá aos municípios. “As prefeituras serão beneficiadas com elaboração de projetos de engenharia, execução de programas federais e estaduais e capacitação técnica de servidores. A prefeitura economiza e a sociedade se beneficia com a eficiência dos serviços prestados. Todo mundo ganha com isso”, avaliou o presidente.

Na reunião, os diretores da AROM também abordaram assuntos como o destravamento do pagamento de recursos do FITHA a seis municípios que ainda não possuem empenho para a verba, e também sobre o projeto defendido pelos prefeitos, que define transferência direta e desburocratizada dos recursos do transporte escolar. O representantes municipalistas ainda ressaltaram ao governador as vantagens que podem ser alcançadas aos municípios com o emprego da tecnologia sul-coreana, que recentemente conheceram durante viagem àquele país.