Notícias

SIPAM orienta municípios sobre cheias em Rondônia

Representantes municipais de cidades expostas aos problemas advindos das cheias provocadas pelo volume de chuva participaram de um encontro promovido pelo Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM, nesta terça-feira (31), em Porto Velho. O Presidente da Associação Rondoniense de Municípios – AROM, Jurandir de Oliveira, prestigiou a abertura dos trabalhos destacando a importância dos estudos e monitoramento do órgão ante aos desastres naturais, que desestabilizam os Municípios.

Contando com a parceria da AROM, o Centro Regional do SIPAM realizou a oficina de trabalho em que discutiu a estação chuvosa do ano de 2017. Neste sentido, a associação municipalista mobilizou os gestores e técnicos das prefeituras a participarem do evento e absorverem as recomendações do órgão, para nortearem os planejamentos dos Municípios quanto ao enfrentamento das cheias, que impactam social e ambientalmente algumas cidades de RO.

Segundo o SIPAM, “anualmente o órgão reúne parceiros e organismos de Defesa Civil para discutir e nivelar o conhecimento em torno da problemática das cheias dos rios da Amazônia Ocidental. Municípios localizados ao longo dos rios Madeira e Acre foram particularmente afetados nas três últimas cheias o que traz para as reuniões a urgência de compartilhar conhecimento e conhecer os últimos estudos e esforços desenvolvidos para antecipação das cheias dos rios amazônicos para mitigar os efeitos de desastres naturais”.

Além dos municipalistas, a organização do encontro chamou para parceria órgãos como: Agência Nacional de Águas (ANA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), as Defesas Civis, entre outros.

Fonte: Assessoria AROM, com SIPAM