SUCESSO: 1º ENCONTRO ESTADUAL DE CONTROLE INTERNO REÚNE MAIS DE 200 PARTICIPANTES NO PRIMEIRO DIA
Evento consolida-se como plataforma essencial para as controladorias municipais de Rondônia
O 1º Encontro Estadual de Controle Interno, promovido pela Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), teve um início promissor nesta quinta-feira (02), reunindo mais de 200 participantes entre autoridades e servidores de 46 municípios rondonienses. O evento, que se estende até o fim da tarde de sexta-feira (03), consolida-se como uma plataforma essencial para o fortalecimento do controle interno nas administrações municipais do estado.
Prefeitos reforçam a relevância do encontro
A abertura do evento contou com a presença de ilustres autoridades, incluindo os prefeitos Cornélio Duarte (São Miguel do Guaporé), Evaldo Duarte (Mirante da Serra) e Eduardo Bertolett (Primavera de Rondônia)i, além do Dr. Fabrício Jurado, representando o prefeito e presidente da AROM, Hildon Chaves.
O prefeito Cornélio Duarte, em sua fala, destacou a importância do encontro, especialmente para municípios que se preparam para a troca de gestão e fechamento de contas. “Esse encontro vem a somar muito forte no final de mandato de alguns prefeitos e também no final de ano orçamentário, então nós precisamos muito do controle interno pra fechar as contas em dia”, enfatizou o prefeito.
Para o prefeito Evaldo Duarte, o 1º Encontro Estadual de Controle Interno representa um marco na relação entre prefeituras e controladorias. “Quando eu cheguei, eu tinha uma visão completamente distorcida do que era o controle interno. Hoje não, eu percebo que sem eles não tem como nós caminhamos, então trouxe meus técnicos para que eles pudessem participar desse encontro e espero que tenham mais encontros desse aqui no estado”, afirmou Duarte.
O prefeito Eduardo Bertoletti ressaltou o impacto positivo do controle interno na qualidade de vida da população. “A expectativa é a gente sugar o máximo possível de conhecimento, troca de experiência, de informações para que, consequentemente, a gente melhore a nossa eficiência da gestão pública e, consequentemente, é o que dá resultado e melhora a qualidade de vida da nossa população”, declarou Bertoletti.
Programação abrangente e temas relevantes
A programação do evento contempla temas de extrema relevância para o controle interno municipal, como:
Quinta-feira (02):
A importância do Controle Interno na aplicação de políticas públicas, na prevenção da corrupção e no fortalecimento de mecanismos de transparência, integridade e participação social.
Sexta-feira (03):
Gestão de riscos e a nova lei de licitações;
Ética e Integridade no Serviço Público;
Responsabilização Administrativa Lei Anticorrupção;
Sistemas de Tecnologia da Informação e ferramentas de otimização da produtividade.
Um marco para o controle interno em Rondônia
O 1º Encontro Estadual de Controle Interno demonstra o compromisso das entidades organizadoras em fortalecer a gestão pública municipal em Rondônia. A participação expressiva de autoridades e servidores comprova a relevância do evento e seu potencial para impulsionar o controle interno como ferramenta essencial para a transparência, eficiência e responsabilidade na administração pública.
Assessoria AROM.