Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em Rondônia
Com a melhora dos números da pandemia, Rondônia desobriga o uso de máscara contra covid-19 em ambientes externos e internos. O anuncio divulgado pelo Governo do Estado foi através do decreto n° 26.970.
O documento dispensa ainda a prévia comprovação de vacinação para entrada e permanência em estabelecimentos públicos e privados.
A medida do executivo estadual foi tomada levando em conta a opinião de especialistas que avaliam que a mascara facial pode ser encarada como um item de uso não obrigatório após 70% da população ser imunizada com duas doses de vacinas ou com a dose única.
A proteção com o uso de máscara foi usada desde primeiros meses de 2020, quando os casos de covid-10 começam a ser registrados nos pais.
Após aval do governo, a prefeitura Municipal de Porto Velho também publicou um novo decreto em edição extra do Diário Oficial dos Municípios de Rondônia (DM).
No documento, a prefeitura Porto Velho retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre e explica que a decisão foi tomada levando em conta que 73% da população já recebeu, pelo menos, duas doses da vacina anti Covid-19.
Assessoria AROM
Confira o decreto no link abaixo: