AROM em açãoDestaquesMunicipalismoNotíciasÚltimas Notícias

1° ENCONTRO ESTADUAL DE CONTROLE INTERNO: AUTORIDADES PRESTIGIAM EVENTO

O 1° Encontro Estadual de Controle Interno aconteceu na última semana e já foi um marco no meio das controladorias municipais. Para prestigiar o evento, diversas autoridades foram no campus do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Ji-Paraná para conferir e aclamar o encontro, que pela primeira vez no estado reuniu controladorias de 46 municípios rondonienses. A participação de autoridades de diferentes esferas demonstra o reconhecimento da importância do controle interno para a boa gestão pública.

PREFEITOS RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO

O que antes era uma relação turbulenta, hoje se transformou em uma parceria indispensável entre gestores e controladorias internas. Para o prefeito Evaldo Duarte, de Mirante da Serra, o controle interno é como um ‘freio de mão’, que auxilia principalmente em emergências, garantindo o funcionamento correto da administração pública. Já o prefeito de São Miguel do Guaporé ressaltou a oportunidade que o evento trouxe para capacitar gestores e servidores em um momento crucial do ciclo eleitoral.

INICIATIVA INOVADORA E LOCAL ESTRATÉGICO

A iniciativa de realizar o evento foi parabenizada por diversas autoridades. Uma delas foi a deputada federal Silvia Cristina (PL), que se fez presente no segundo dia de evento, e exaltou a AROM e as demais entidades envolvidas pela organização e execução do encontro:

“Achei maravilhoso, é uma excelente iniciativa, esse é o primeiro encontro, tenho certeza que o primeiro de muitos (…) Parabéns, um grande nível de palestrantes, parabéns a AROM que tem feito isso com muita maestria”, destacou Silvia.

A escolha de Ji-Paraná como sede do evento foi elogiada por diversas autoridades, como o assessor executivo Fabrício Jurado, que representou o prefeito Hildon Chaves. Segundo Jurado, a localização central facilitou o acesso dos participantes de todos os municípios do estado. Basílio Leandro, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Administração de Porto Velho (SEMAD/PVH), destacou os benefícios do evento para as controladorias e para toda a sociedade, especialmente no contexto do encerramento das gestões municipais e das próximas eleições.

ENCONTRO NECESSÁRIO PARA O FORTALECIMENTO DO CONTROLE INTERNO

O procurador geral do estado de Rondônia, José Abrantes Alves Aquino, enfatizou que o controle interno deixou de ser visto como um vilão e se tornou um parceiro da gestão, orientando e prevenindo problemas antes que eles aconteçam. Jeoval Batista da Silva, auditor e controlador geral do município de Porto Velho, ressaltou a importância da integridade como base para o fortalecimento do controle interno. Marcos Rogério, presidente do Partido Liberal em Rondônia (PL/RO), salientou a importância do controle interno como escudo contra problemas com órgãos de controle “Quando o controle interno funciona bem, significa que você não vai ter problemas nem com o Tribunal de Contas e nem com o Ministério Público, e também com o controle que o legislativo faz”, explicou Rogério.

UM EVENTO DE SUCESSO

O 1° Encontro Estadual de Controle Interno representou um marco inicial na jornada de aprimoramento da gestão pública em Rondônia. As ações e conhecimentos adquiridos durante o evento servirão de base para a construção de uma administração pública mais eficiente, transparente e responsável, em benefício da população do estado. O evento, que reuniu mais de 200 participantes entre autoridades e servidores de 46 municípios, proporcionou um espaço ímpar para a troca de experiências, o aprendizado sobre novas ferramentas e a discussão de temas cruciais para a efetividade da administração pública.

Assessoria AROM.