Município de Rio Crespo representará Rondônia em importante projeto de saúde
No dia 19 de outubro, a Unidade Básica de Saúde do município de Rio Crespo foi premiado no projeto Planificação da Atenção à Saúde, criado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e executado pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), cujo objetivo é o de, com um conjunto de atividades educacionais, aprimorar os conhecimentos desenvolver habilidades e atitudes dos profissionais da área da saúde para a organização e processos assistenciais, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho na atenção primária e secundária para padronizar o atendimento da saúde.
Trabalhando paralelamente com outra instituição vinculada ao PROADI-SUS, a BP e sua equipe de 66 consultores são responsáveis por 32 microrregiões de saúde dos estados de Rondônia, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. O foco é ajudar as secretarias estaduais de saúde a melhorar seus processos de trabalho, tornando a circulação dos pacientes por estas redes de atenção à saúde ainda mais integrada, efetiva e sustentável tanto para os usuários quanto para os profissionais e demais funcionários, aprimorando os mecanismos de classificação de riscos dos pacientes a fim de diferenciar casos agudos e crônicos e estabelecendo respostas padronizadas para cada tipo de caso, definindo processos assistenciais específicos para condições agudas e crônicas.
O projeto foi implantado na UBS de Rio Crespo há um ano em toda a região do Vale do Jamari. Em avaliação dos avanços das unidades do estado de Rondônia, a do município de Rio Crespo foi a que mais se sobressaiu, alcançando resultados incríveis. Após a primeira etapa de avaliação, a equipe selecionada irá ao Distrito Federal, com custos cobertos pelo Hospital Beneficência Portuguesa, para concorrer a nível nacional com demais unidades premiadas de outros estados.
Em fala da Coordenadora da UBS de Rio Crespo, Mayara Patrícia Loiola, a mesma parabeniza a equipe da UBS Emilio Gavioli pelo excelente trabalho e pela conquista da premiação. “Com muita honra, o município de Rio Crespo foi premiado e representará todo o estado na II Conferência Nacional da Planificação com a temática Autocuidado apoiado: um marco para os macroprocessos das condições crônicas na cidade, um novo projeto que vem sendo desenvolvido com 14 pacientes com doenças crônicas e tem mostrado grandes resultados com a perspectiva de expansão”, diz.
Assessoria AROM.