IPHAN disponibiliza curso de Educação Patrimonial
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), oferece nove cursos sobre Educação Patrimonial voltado para profissionais da educação, da cultura e do turismo, mas o público em geral também pode se inscrever. Quem concluir as 90 horas desses treinamentos receberá também uma certificação em Educação Patrimonial. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento, no site da Escola Virtual de Governo, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Segundo Ana Carolina Dantas, analista de patrimônio da Superintendência da IPHAN no Distrito Federal, “Em vários momentos do curso, usamos o Patrimônio Cultural do Distrito Federal como exemplo, mas o conteúdo pode ser bastante aproveitado por profissionais que atuam em todo o território nacional”.
A primeira parceria entre os dois órgãos ocorreu em 2021 com a abertura do curso Educação Patrimonial, Diversidade e Meio Ambiente no Distrito Federal. Deste curso em diante, outros temas foram agregados à programação, contando com a participação de 20 profissionais de diversas instituições que trabalham com temas disponibilizados no material, como o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a Universidade de Brasília (UnB).
A Associação Rondoniense dos Municípios (AROM) destaca a importância de difundir conhecimentos relacionados à Educação Patrimonial, que tem como objetivo incentivar a preservação dos bens culturais dos estados em que são aplicados; embora o material seja do Distrito Federal, foi construído de forma a se ampliar a qualquer estado brasileiro, alcançando todos os públicos-alvo.
Os interessados podem se inscrever clicando neste link.
Assessoria AROM.