Semana do Municipalismo: Marcha a Brasília e Rondônia Rural Show acontecem na mesma semana
Na penúltima semana de maio, dois eventos de grande poder municipalista ocorreram ao mesmo tempo: no Norte, a 11ª edição da grandiosa Rondônia Rural Show Internacional, realizada em Ji-Paraná entre os dias 20 a 25 de maio. Na região Centro-Oeste, em Brasília, de 20 a 23 de maio, a XXV edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ambos os eventos contaram com a presença de representantes da Associação Rondoniense de Municípios.
A 11ª Rondônia Rural Show Internacional foi a maior de todas, e, segundo dados levantados pela Secretaria de Estado da Agricultura e divulgados pelo governador do estado, Marcos Rocha, pelo menos 276 mil pessoas estiveram presentes na maior feira de agronegócio da região Norte do país. Ao todo, estima-se que a RRS gerou no entorno de 4,4 bilhões de reais em negócios fechados. Na edição do ano passado, o valor havia sido de 3,5 milhões, o que aumenta a expectativa para a feira de 2025.
Na terça-feira (21), um encontro de peso reuniu o prefeito de Porto Velho e presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Hildon Chaves, o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, e demais chefes do executivo municipal. O objetivo inicial era dialogar com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sobre temas relevantes para o agronegócio regional. No entanto, devido à crise no Rio Grande do Sul, a agenda do ministro foi cancelada.
Com diversos debates e discussões importantes para representantes municipais, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios contou com mais de 11 mil municipalistas, além da presença de figuras do poder público como os presidentes da República, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de parlamentares e ministros de Estado. Foram tópicos de discussão assuntos como discussão sobre a PEC 66/2023, que trata da desoneração da folha e da sustentabilidade fiscal, prestação de contas públicas, debate sobre os desafios municipais no enfrentamento das mudanças climáticas, entre outros.
Além de Marcélio Brasileiro, vice-presidente da AROM e prefeito de Nova Mamoré, a marcha contou com a presença de numerosa delegação de prefeitas e prefeitos rondonienses .
Uma semana rica para o Municipalismo, o fortalecimento de laços econômicos e de gestão, ambos tendo em vista o desenvolvimento sustentável e questões climáticas como assunto em comum.
Assessoria AROM.