AROM busca fortalecer a Regularização Fundiária Urbana em Rondônia
Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 6 de junho, na sede da Associação Rondoniense dos Municípios (AROM), prefeitos e técnicos da AROM discutiram estratégias para intensificar a Regularização Fundiária Urbana (REURB) em Rondônia. O encontro contou com a presença do prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio, e do vice-presidente da AROM, prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Rodrigues Uchôa.
O objetivo principal da reunião foi fortalecer a parceria entre a AROM, o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN), para atender as necessidades dos municípios no que diz respeito à regularização fundiária urbana. O prefeito Evandro Epifânio, que integra o Comitê Interinstitucional de Regularização Fundiária de Rondônia (COIREF/RO), destacou a importância de definir estratégias que possam ampliar o alcance da REURB no estado.
“A efetivação da regularização fundiária nos municípios é um grande avanço para Rondônia. Através do Coiref/RO, estamos delineando caminhos para que cada município possa regularizar suas áreas urbanas de maneira eficaz e sustentável”, afirmou o prefeito Evandro.
Durante o encontro foi apresentada para o vice-presidente da AROM, Marcélio Rodrigues Uchôa a técnica e arquiteta, Dandara Valverde, que auxiliará no processo de levantamento de dados para o programa de Regularização Fundiária Urbana. Dandara será responsável por fornecer suporte e assistência técnica aos municípios que buscam implementar a REURB.
“Estamos confiantes de que poderemos acelerar os processos de regularização fundiária urbana, beneficiando diretamente a população e contribuindo para o desenvolvimento ordenado das cidades”, destacou Marcélio Rodrigues Uchôa.
A regularização fundiária urbana é uma prioridade para os gestores municipais, pois permite que os moradores tenham acesso a títulos de propriedade, assegurando direitos e promovendo melhorias nas condições de moradia. A reunião de hoje marca um passo importante na busca por soluções eficientes e colaborativas para os desafios fundiários em Rondônia.
Assessoria AROM.