DestaquesMunicipalismoNotíciasÚltimas Notícias

AROM celebra 31 anos de história e conquistas no desenvolvimento municipal

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) celebra hoje, 05 de junho, seus 31 anos de existência, destacando-se como um dos principais mecanismos de apoio ao desenvolvimento municipal. Fundada em 05 de junho de 1993, a entidade se ergueu sobre os princípios da coletividade, equidade e justiça social, e ao longo dessas três décadas, tem sido pioneira na promoção e ampliação da pauta municipalista em Rondônia e no Brasil.

Uma trajetória de lutas e conquistas

Presidida pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, a AROM tem se firmado como uma voz potente na defesa do fortalecimento das prefeituras em todos os entes públicos. “O prefeito vive na ponta, sabe, melhor que todos, quais as necessidades e cobranças de seus cidadãos”, resume Hildon Chaves ao falar das responsabilidades dos dirigentes municipais. “Agradeço a atenção de todos os nossos representantes políticos”, acrescenta.

Desde a sua fundação, a AROM tem trabalhado incansavelmente para superar os desafios coletivos enfrentados pelos municípios rondonienses. Constituída para garantir representatividade, a associação tem se destacado na formação de uma consciência coletiva sobre as dificuldades financeiras e estruturais das prefeituras em entregar serviços públicos essenciais.

Inovação e fortalecimento municipal

A AROM, ao longo dos anos, consolidou-se como uma entidade essencial para os municípios, promovendo o desenvolvimento econômico, social, político e administrativo. Através de uma atuação transparente e investimento na capacitação técnica, a associação tem buscado recursos em Brasília e oferecido apoio constante aos 52 municípios de Rondônia. “Nosso objetivo é trabalhar para fortalecer ainda mais a unidade dos municípios”, enfatiza Hildon Chaves.

Apoio técnico e jurídico

Um dos grandes trunfos da AROM é a excelência nas assessorias política, técnica, administrativa e jurídica. A entidade não apenas elabora projetos para captação de recursos nas esferas estadual e federal, mas também presta apoio contínuo na execução de projetos com recursos próprios das prefeituras. Em 2023, a AROM atendeu 38 municípios com a elaboração de projetos que totalizam mais de R$ 152 milhões.

Escola Municipalista

Através da Escola Municipalista, a AROM promove cursos e capacitações em parceria com instituições governamentais e não governamentais, consolidando uma rede de gestores e técnicos municipais capacitados para atender as mais diversas demandas da administração pública.

Representação e intercâmbio

A AROM se consolida como a representação formal dos municípios rondonienses junto aos entes federados municipais, estaduais e federais. Promove intercâmbios com entidades de outros estados e países, visando o aperfeiçoamento dos ideais do municipalismo e da cidadania.

Ações

Durante o difícil período de desastres naturais que o estado do Rio Grande do Sul tem enfrentado, a AROM se mobilizou, juntamente de outras entidades, a criar o projeto SOS Rio Grande do Sul, que foi responsável pela coleta de doações por todo o território de Rondônia, com a contribuição de diversos municípios. Mais de 68 toneladas de suprimento foram enviados ao sul, que enfrenta estado de calamidade até o momento.

Um futuro promissor

Neste 31º aniversário, a AROM continua sua jornada de promover o desenvolvimento e a emancipação dos municípios de Rondônia. Com uma história marcada por lutas e conquistas, a entidade reafirma seu compromisso com a transparência, a capacitação técnica e a busca incessante por recursos que fortaleçam a administração pública municipal.

Galeria de imagens

Assessoria AROM.