GAEPE – RO: AROM participa de reunião sobre a Segurança nas Escolas
Na última sexta-feira(14), o Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-R0), realizou uma importante reunião com diversas autoridades e órgãos estaduais como AROM, SESDEC, SEDUC, POLICIA MILITAR, POLICIA CIVIL, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. O tema da reunião foi a Segurança nas Escolas.
A Secretária Estadual de Goiás Fátima Gaviolli foi convidada pela a AROM para abordar o protocolo elaborado no estado do Goiás em relação a segurança nas escolas. A especialista Walterlinda Brasil Professora da UNIR, também participou e fez uma abordagem muito ampla de todos os cenários no estado de Rondônia.
Foi aprovado a criação de um grupo de trabalho para elaborar minuta de nota técnica detalhando o conjunto de ações esperado de cada segmento que tenha responsabilidade na mitigação dos riscos de violência nas escolas (Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança, Gestor e Escolar, Famílias, entre outros); grupo já constituído por diversos voluntários integrantes do GAEPE/RO e especialistas, e coordenado pela Secretária de Educação de Porto Velho/RO, Gláucia Negreiros;
“Estamos criando um plano de trabalho com ações prioritárias e imediatas, desde questões pedagógicas, de acolhimento, e também do estabelecimento de um programa de cultura de paz até de um trabalho de comunicação rápida e assertiva nos casos de violência dentro das escolas ou que venha de fora pra escola. A gente quer montar um mapa estratégico de condução nesse momento de risco pra podermos gerar cada vez mais segurança aos nossos alunos, as nossas famílias e aos nossos profissionais da educação” afirmou Gláucia.
Durante a reunião o presidente do Tribunal de Contas, o Dr. Paulo Curi mencionou o quanto é importante que todos os meios de comunicações do estado falem a mesma linguagem sem causar desinformações e pânicos. A AROM destacou a importância de que todas essas ações cheguem na ponta, que hoje são os municípios onde são os que mais sofrem com notícias falsas e que não tem uma estrutura ou recursos para ações imediatas.
Também foi recomendado para que os integrantes do GAEPE/RO divulguem amplamente as decisões tomadas pelo Gabinete, e, ao fazê-lo, busquem uniformizar a linguagem ao comunicar o conteúdo das deliberações.
Assessoria AROM