AROM reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Hoje, 17 de novembro, comemora-se mundialmente o Dia do Combate ao Câncer de Próstata. Tendo em foco este fato, a Associação dos Municípios de Rondônia (AROM) vem à público conscientizar a população rondoniense sobre a importância da realização do exame do toque para diagnóstico precoce.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente e, entre pessoas do sexo masculino, o câncer mais incidente em todas as regiões do país; além de ser o segundo que mais mata, seguido de perto pelo câncer de pulmão. Somente em 2020 foram registrados 15.841 óbitos em decorrência do câncer de próstata e suas complicações, com um aumento para 16.055 no ano seguinte, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número estimado de casos novos de câncer de próstata no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 71.730, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.
Apesar de poder atingir qualquer homem, os principais fatores de risco da doença são:
- Idade (é um câncer raro antes dos 40 anos e aumenta com o envelhecimento);
- Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio;
- Homens de raça negra;
- Obesidade.
A maior chave para o combate ao câncer de próstata é o diagnóstico precoce por meio do exame de toque retal que deve ser realizado, em caso de presença de sintomas, a partir dos 45 anos, ou, em ausência de sintomas, a partir dos 50. Casos de câncer de próstata em pessoas mais jovens são raros e a probabilidade aumenta conforme o avanço da idade.
Neste Novembro Azul, a AROM reafirma a importância da conscientização desse fato, celebra e parabeniza ações como a realizada pela prefeitura de Rio Crespo, que pode ser conferida aqui, para a prevenção e combate ao câncer de próstata.
Assessoria AROM