Destaques

Covid-19: AROM faz levantamento de informações nos municípios sobre leitos clínicos e consumo de oxigênio

Para subsidiar os municípios no enfrentamento à covid-19, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) está em permanente atenção ao aumento dos casos ativos da doença no estado, a ocupação máxima e até formação da fila de espera para leitos na rede hospitalar pública e privada, assim como a possibilidade de falta de insumos para o atendimento aos pacientes.

Além dos diálogos com os Poderes para buscar alternativas imediatas e em longo prazo para a solução dos problemas relacionados à pandemia, a entidade também solicitou informações do Ministério da Saúde para a logística de entrega de oxigênio aos municípios, a partir dessa quinta-feira (18). Também já deu início, nesta semana, a realização de um diagnóstico sobre o cenário das redes públicas municipais de saúde.

Em ofício encaminhado a todas as prefeituras, estão sendo questionadas as seguintes informações:

  • Qual a capacidade instalada de leitos clínicos para atendimento dos pacientes covid-19?
  • Qual o consumo atual diário de cilindros de oxigênio nos hospitais/estabelecimentos de saúde situados no seu município?
  • Qual o quantitativo necessário de cilindros de oxigênio para os próximos 15 dias no município?
  • Qual (is) é (são) a (s) empresa (s) fornecedora (s) de oxigênio e gases medicinais contratada (s) pelo (s) município (s)?

As respostas farão parte de um diagnóstico que auxiliará posterior discussão com os demais entes públicos quanto às dificuldades suportadas pelos municípios e, caso necessário, a tomada de decisões para tentar evitar um possível colapso na rede de saúde nos municípios de Rondônia. “O nosso cenário não é confortável. Estamos enfrentamento um inimigo comum e precisamos de união e alinhamento para as tomadas de decisões mais importantes das nossas vidas, pois precisamos salvar as vidas da nossa população. Ainda não temos vacinas suficientes para todos, por isso, temos que voltar nossos esforços para ações importantes como a garantia de atendimento com insumos necessários”, destaca Célio Lang, presidente da AROM.

Oficio – Demanda e Disponibilização de Oxigênio Nos Municípios

Assessoria AROM