Notícias

CULTURA: Cacoal terá semana movimentada

CACOALA Prefeitura Municipal de Cacoal, através da Fundação Cultural promete movimentar a próxima semana, com as comemorações de 7 de setembro, Encontro de Músicas Evangélicas e Católicas e Festas das Regiões que trará para Cacoal o Boi Malhadinho, vencedor do Duelo da Fronteira, em Guajará-Mirim

Giliane Perin/AIPMC  A Funccal está a todo o vapor na preparação de várias atividades culturais para a próxima semana. Com uma equipe disposta e atuante, a Funccal tem valorizado todas as formas de manifestação cultural em Cacoal. Para a próxima semana, a Fundação Cultural prepara as atividades de comemoração do Dia da Independência, Encontro de Musical, dia 8, e as Festas das Regiões, nos dias 9 e 10.

Desfile de 7 de setembro

 

Este ano, o desfile de 7 de setembro será realizado entre as Avenidas São Paulo  e Amazonas. O desfile terá início às 8h00 da manhã.

 

Já estão confirmadas as participações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Fanfarra dos Desbravadores, Fanfarra da Escola Estadual Antônio Gonçalves Dias, e a participação de mais 9 escolas municipais.

 

“Estamos comemorando 189 anos de independência e 42 anos de contato dos índios Paiter Suruí com os não índios. Este ano os paiter não vão desfilar em respeito ao falecimento do pai de Almir Suruí, mas eles estarão presentes ao evento”, confirma a Presidente da Funccal, Maria Lindomar.

Dia 8 – Encontro de músicas evangélicas e católicas

A Funccal também está promovendo o Encontro de Músicas Evangélicas e Católicas. “O objetivo é mostrar a diversidade cultural musical. Já que evangélicos e católicos louvam a Deus cantando, queremos que eles venham cantar aqui na praça. Além disso essa união entre católicos e evangélicos é a cara da atual administração de Cacoal, onde temos um prefeito que é padre e a vice prefeita evangélica”, enfatizou Maria Lindomar.

O Encontro Musical começa às 19h, e será realizado na Praça Municipal, em frente a Prefeitura. A presidente da Funccal aproveitou a oportunidade para enfatizar que este encontro não se trata de uma competição musical, mas é um evento que visa reunir a população. “Esse encontro não é uma disputa, é apenas um encontro de música gospel”.

Dia 9 e 10 – Festas das Regiões

Para encerrar a semana de eventos culturais, a Funccal esta organizando a Festa das Regiões. “Visando a valorização das nossas regiões, já que Cacoal é uma mistura de todas as regiões, resolvemos organizar a Festa das Regiões. Já estão confirmadas a participação de 10 entidades que estarão levando para a população a gastronomia de todo o país. Alguns exemplos são: vatapá, dobradinha, Açai, Tapióca, churrasco, arroz carreteiro, pão de queijo, creme de milho, Caldeirada de Carneiro e de Peixe entre outras delicias regionais” ressaltou a presidente da Funccal.

 

A Festa das Regiões será realizada na Praça Municipal. Além da gastronomia, haverá várias apresentações culturais, como: Carimbó, apresentação indígena, músicas típicas de Minas Gerais, entre outras.Além dessas apresentações, no dia 10, sábado, haverá a participação da Orquestra Sinfônica de Cacoal e uma apresentação especial do Boi Malhadinho, vencedor do Duelo da Fronteira de Guajará-Mirim. “Esta apresentação é imperdível. Estão vindo para Cacoal, 25 componentes do Boi Malhadinho, que farão uma apresentação espetacular”, enfatizou Lindomar.

 

A Festa das Regiões conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esportes e Cultura,  DETRAN-RO e Aguia Motos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *