Escola Municipalista abre inscrições para seminário sobre Gestão de Resíduos Sólidos; Capacitação será nos dias 11 e 12 de março
Já estão abertas as inscrições para mais uma capacitação da Escola Municipalista da AROM. Em parceria com a CNM Qualifica, o I Seminário Gestão de Resíduos Sólidos será realizado nos dias 11 e 12 de março, em Porto Velho, e abordará as obrigações municipais e responsabilidade compartilhada, coleta seletiva e logística reversa, inclusão de catadores de materiais recicláveis, parcerias com setor empresarial, atuação dos Ministérios Públicos Estaduais, entre outros. A palestrante será Cláudia Lins, consultora de meio ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A inscrição é gratuita e a deve ser realizadas por meio do endereço eletrônico www.arom.org.br/escola/
Para a diretoria da AROM, o assunto é de extrema relevância para todas as gestões municipais, uma vez que há a necessidade de desenvolvimentos de políticas públicas voltadas a destinação de resíduos sólidos. “Os municípios de Rondônia têm avançado bastante na questão da destinação do lixo doméstico. Com os consórcios intermunicipais, conseguimos levar essa melhoria para os munícipes e atender a legislação nacional. Mas, ainda temos muito a avançar e o discutir como fazer, observar boas práticas que já deram certo é um caminho a ser seguido”, diz Cláudio Santos, presidente da AROM e prefeito de Thebroma.
Podem participar do seminário servidores públicos que atuam nas secretarias de meio ambiente, agricultura, planejamento, além de prefeitos, diretores e técnicos de consórcios públicos intermunicipais, vereadores, secretários, membros de conselhos municipais e servidores públicos interessados em se aprimorarem no tema.
A inscrição deve ser feita no site na Escola Municipalista, onde pode ser conferido também o conteúdo programático completo.
A Palestrante
Cláudia Lins é geógrafa, bacharela e licenciada pela Universidade de Brasília (UnB), mestra e doutoranda em Gestão Ambiental e Territorial pelo Departamento de Geografia da UnB, com pesquisa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as especificidades do território brasileiro. Atualmente é supervisora do núcleo de Desenvolvimento Territorial da Confederação Nacional de Municípios (CNM), onde ministra palestras, realiza pesquisas, estudos, análises de projetos de lei, pareceres e produz publicações de apoio à gestão pública.
Ademais, coordenou na CNM projeto internacional de cooperação da União Europeia com foco no desenvolvimento urbano sustentável de cidades na América Latina. Foi professora tutora da Universidade Aberta do Brasil, onde também atuou como professora autora de cursos de extensão para a graduação em Licenciatura a Distância em Geografia da UnB/UAB. Foi professora voluntária do projeto de extensão Rondon, da UnB, ministrando cursos e oficinas em meio ambiente e educação em várias cidades visitadas pelo projeto. Possui publicações nas áreas de ensino de geografia, educação a distância, educação ambiental, resíduos sólidos urbanos, geoiconografia, saneamento e meio ambiente.
Assessoria AROM