Notícias

Mais de 700 servidores participam de capacitação oferecida pelo CGE e AROM, por meio do Profocos

Servidores dos 52 municípios de Rondônia participaram dos cursos oferecidos pelo Programa Rondoniense de Fortalecimento ao Controle Social (Profocos), uma parceria da Controladoria Geral do Estado (CGE) de Rondônia e da Escola Municipalista da AROM. Na tarde desta segunda-feira (17), foi realizada a terceira capacitação com o tema: Gerenciando compras para o enfrentamento da covid-19: abandonar a dispensa e partir para a licitação, ministrado pelo controlador-geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes Netto.

Conforme o próprio ministrante, a participação dos servidores é demonstração de que os servidores públicos estão empenhado em desenvolver o trabalho de forma correta. “É uma grande satisfação ver tantos servidores em busca de conhecimento. Mesmo aquele que não trabalha diretamente com licitação, mas está envolvido no processo de compras, seja na fiscalização, no pedido, ele precisa ficar atento a forma como fazer e ir, aos poucos, abandonando a dispensa e fazendo a licitação”, disse o controlador durante o seminário.

Entre as muitas dúvidas, a forma questionamentos sobre a utilização de recursos, prazos, local de entrega foram feitas pelos municipalistas participantes da formação. Para a Associação Rondoniense de Municípios, que mobilizou a participação dos servidores, a parceria com a CGE, trouxe benefícios.

“É uma honra para nós, da AROM. Quero agradecer mais uma vez essa parceria, por meio da CGE, ao controlar Francisco, que é exemplo. Estamos no terceiro curso e vejo a proatividade, capacitamos mais de 700 servidores em três encontros e o conhecimento adquirido por eles vai somar para trazer tranquilidade e segurança aos gestores públicos”, disse Gislaine Lebrinha, presidente da AROM, que ainda destacou o envolvimentos dos servidores municipais. “Quero também agradecer aos servidores que estão participando desse curso. Estamos precisando muito das condições técnicas de vocês e vocês têm feito o trabalho com muita maestria, cuidado, zelo e, ao mesmo tempo, dando também a resposta que a sociedade espera. Vocês atenderam ao convite da AROM e da CGE e é notório que as videoconferências estão sendo muito produtivas. Parabéns!”.

No total, foram cerca de 700 servidores municipais capacitados desde o último dia 3 de agosto, quando ocorreu a primeira oficina: “Processo punitivo de empresas por atraso ou não entrega de bens ou serviços destinados ao enfrentamento da covid-19”. A segunda foi no dia 10, sobre Elaboração de relatório de desempenho geral de aquisições de compras/covid-19. Hoje, foram quase 200 participantes e parte deles eram da cidade de Jaru, que se acomodaram em um laboratório de informática da prefeitura, respeitando o distanciamento social necessário, e sanaram dúvidas importantes para o desenvolvimento do trabalho.

João Paulo Montenegro de Souza, chefe de gabinete de Jaru, diz que “o prefeito João Gonçalves tem determinado que a equipe aproveite todas as capacitações da Escola Municipalista da AROM. Os desafios frente as demandas da covid-19 são muitas, precisamos estar preparados para agir da forma correta na utilização dos recursos públicos, trazendo mais benefícios para a população. Por isso, as ações de qualificação do Profocos da CGE em parceria com a AROM tem tem possibilitado que a equipe fique mais segura para encontrar soluções na Administração Pública municipal”.

“Ficamos muito felizes com a participação dos servidores municipais, tivemos até alguns da cidade de Florianópolis. Espero que todos aproveitem o que foi falado e que atenda a contento a todos os municipalistas”, finalizou Francisco Netto.

Todos os cursos têm certificação. Para acompanhar a agenda de cursos, baixar material didático ou emitir os certificados, acesse http://escola.arom.org.br/.

Assessoria AROM