Mobilização Municipalista se reune com presidente da Câmara e apresenta dados da crise e pede avanço de pautas prioritárias
Começou nesta terça-feira (15), em Brasília, a programação da Mobilização Municipalista realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), na pauta, estão a queda de arrecadação enfrentada pelos Municípios e a defesa do movimento municipalista por uma Reforma Tributária justa. No primeiro dia de mobilização, foram promovidas reuniões de bancadas dos gestores municipais com senadores para apresentar as premissas do movimento municipalista na Reforma Tributária e apontar as mudanças que precisam ser feitas no texto durante as discussões na Casa.
O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, ao lado de lideranças municipalistas de todo o país, se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no fim da tarde desta terça-feira (15). Eles entregaram estudo sobre a crise financeira enfrentada pelos Municípios e pediram apoio para garantir o avanço de pautas prioritárias do movimento.
“Estamos aqui adiantando algumas questões rápidas, para mostrar a nossa realidade. Se você puder olhar isso com calma, não é choro dos prefeitos, estamos, sim, de pires nas mãos, mas isso porque ninguém está olhando essa realidade. Então, pedimos esse olhar. Você sempre contribuiu com nossa pauta e nosso movimento e peço mais esse apoio neste momento”, disse Ziulkoski.
Segundo o Vice-Presidente da AROM, o Prefeito Marcélio Brasileiro, que está presente na Mobilização Municipalista, o momento é providencial para os municípios de todo o país. “Estamos participando nesse momento da mobilização municipalista, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), e como pauta principal, temos a queda de arrecadação enfrentada pelos Municípios e a defesa do movimento municipalista por uma Reforma Tributária justa.
Além do Prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro, também estão em Brasília acompanhando a Mobilização Municipalista o Prefeito de de Colorado do Oeste, José Ribamar; o Prefeito de Cujubim, João Becker; o Prefeito de Espigão d’Oeste, Weliton Campos; o Prefeito de Governador Jorge Teixeira, Gilmar Tomaz; o Prefeito de Parecis, Marcondes de Carvalho; o Prefeito de Rolim de Moura, Aldair Pereira e o Prefeito de Santa Luzia d’Oeste Jurandir de Oliveira.
Ainda na Terça, o vice-presidente da AROM, o prefeito Marcélio Brasileiro, participou de uma reunião agendada pelo Senador Confúcio Moura, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“Uma das nossas bandeiras de luta pelo município de Nova Mamoré é a extensão da Área de Livre Comércio, a exemplo do que aconteceu em Brasiléia, com extensão a Epitaciolândia, e Cruzeiro do Sul. Levei até o Ministro um mapa, estudos e também os empresários para que ele possa fazer a devida avaliaçãopara validação da extensão. Visamos aumentar ainda mais o potencial econômico do nosso município, tanto da zona rural quanto da zona urbana.” finalizou Marcélio.
Com o escopo de defender os interesses dos Municípios na Reforma Tributária, o segundo dia de mobilização municipalista na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) teve início nesta quarta-feira, 16 de agosto, com a apresentação detalhada pelo presidente Paulo Ziulkoski das emendas que foram apresentadas ao Senado. Ontem, lideranças municipalistas se reuniram com os presidentes da Câmara e do Senado para tratar da pauta prioritária dos Municípios.
Assessoria AROM