Últimas Notícias

Municípios devem aplicar todas as doses de vacina contra a covid-19 para primeira dose; Ministério da Saúde não mais recomenda estoque

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) informa aos gestores municipais que o Ministério da Saúde (MS) autorizou estados e municípios a usarem todo o estoque de vacinas contra a Covid-19 para a primeira dose da imunização. Com o aumento da produção dos imunizantes, o objetivo é vacinar o maior número de pessoas. Das vacinas armazenadas, devem ser imediatamente utilizadas as distribuídas nas pautas 8 e 9, ou seja, nos dias 17 e 20 de março.  

 

A orientação inicial do Ministério da Saúde era pela manutenção de estoques para aplicação da segunda dose dos imunizantes, mas, diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan, a medida foi tomada para ampliar o número de vacinados em todo o país. No entanto, a AROM alerta aos gestores para observarem os esquemas vacinais de primeira e segunda dose que precisam ser cumpridos dentro do prazo de cada vacina. 

De acordo com o informe técnico do Ministério da Saúde, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, atualizou as orientações técnicas relativas à continuidade da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, iniciada a partir da decisão de autorização emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso das vacinas Sinovac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz.  

Ainda, o órgão federal destaca que, devido a ascensão dos casos e a importância de promover aceleração da vacinação e a redução dos casos graves de covid-19, os municípios devem aplicar imediatamente todos os imunizantes recebidos nos grupos prioritários determinados no Plano Nacional de Imunização (PNI). 

 Confira o Informe Técnico do Ministério da Saúde

Assessoria AROM