Porto Velho realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF na Amazônia
Neste início da edição do Selo UNICEF, o município planeja e discute com a sociedade as ações que serão desenvolvidas na iniciativa
Após a adesão ao Selo UNICEF, Porto Velho (RO) avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. A capital de Rondônia é um dos 2023 municípios que aderiram à edição 2021-2024 da iniciativa e será o primeiro município a realizar o Fórum Comunitário. O evento ocorrerá no próximo dia 27 de outubro de 2021, no Teatro Banzeiros, em Rondônia, com transmissão pelas redes sociais.
Para Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus, este é um momento ímpar de construção coletiva e no planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada menino e de cada menina no município. “O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para que ele se organize e planeje as ações de acordo com a sua realidade, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições”.
O articulador do município, o psicólogo Evandro Batista, destaca que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência. “O ganho para o município é oferecer políticas públicas de qualidade implementadas a longo prazo que não fiquem restritas às ações desta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base pra outras gestões políticas, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias”, declara.
Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil. Os protocolos de segurança para prevenção à covid-19 serão respeitados e haverá transmissão virtual do evento para que mais pessoas acompanhem a ação. O articulador está muito otimista e faz boas projeções para o Selo UNICEF no município e no Estado. “Nós estamos muito felizes em realizar o evento e nos colocamos à disposição dos demais municípios para compartilharmos experiência”.
Para o presidente da Associação e prefeito de Urupá, Célio Lang, o fórum é muito importante para que o município receba as demandas da participação popular com objetivo de criar um planejamento estratégico mais eficiente de acordo com as demandas e dados do município.
Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações em www.unicef.org.br e no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fonte: UNICEF