Prefeitura de Alta Floresta sinaliza rota de turismo até Porto Rolim, na divisa com a Bolívia
A cidade de Alta Floresta do Oeste realizou um trabalho para intensificar o turismo na região e, consequentemente, fomentar a economia local. A atitude parece simples, mas já tem chamado a atenção dos amantes, principalmente, de pesca. Toda a rota, desde o início da cidade, até Porto Rolim de Moura do Guaporé está devidamente sinalizada.
Conforme o prefeito Carlos Borges, o distrito Porto Rolim de Moura do Guaporé é bastante visitado por amantes da pesca e por pessoas que querem relaxar, descansar da vida urbana agitada. “No total são 32 placas, desde a entrada da cidade, um portal na entrada da cidade, um tóten com os dizeres ‘Eu amo Alta Floresta’, e um portal rústico na entrada de Porto Rolim. O projeto foi financiado com recursos do Ministério do Turismo e foi concluído no ano passado (2019)”, esclarece o prefeito.
A ideia do projeto já chama a atenção de quem passa pelo local, afirma o prefeito, pois traz sensação de segurança e valorização de um local tão bonito. “Porto Rolim recebe gente do Brasil inteiro e até do exterior. Então, nossa ideia é fazer com que esses amantes da natureza, da pescaria preservem o local, sintam que fazem dele e ainda fomentar a economia em Alta Floresta do Oeste. Isso porque ele vai passar por dentro da cidade e acaba comprando um alimento, um objeto, uma lembrança, valorizando vários setores do nosso município”, destaca o prefeito afirmando que 180 Km separam a área urbana de Porto Rolim, que fica já na divisa com a Bolívia.
Também há placas divulgando o local nos aeroportos de Cacoal e Ji-Paraná.
Porto Rolim de Moura do Guaporé
Um paraíso ecológico as margens do Rio Mequéns, um dos principais berçários naturais de peixe, abrangendo mais de 30 espécies. Local ideal para a prática da pesca esportiva, turismo cultural e ecoturismo, Porto Rolim de Moura do Guaporé é um distrito de Alta Floresta do Oeste, localizado na Zona da Mata de Rondônia. O local atrai anualmente diversos turistas de todo o Brasil.
Alta Floresta é uma cidade conhecida por suas belezas naturais, como: rios e cachoeiras que favorecem o turismo ecológico. Já o fabuloso Porto Rolim abriga as mais exóticas espécies de animais, como os biguás, tracajás, tartarugas da Amazônia, além de encantar o turista com o revoar dos pássaros. O turista ainda pode ser surpreendido com a visita de espécies mais selvagens, como os jacarés e o mais temido felino da América do Sul e símbolo da floresta Amazônica, a onça-pintada.
“Estamos a quase 800 Km de distância da capital, Porto Velho. Quem procura descanso, contato com a natureza pode aproveitar para visitar Porto Rolim e, ainda conhecer Alta Floresta”, convida o prefeito Carlos Borges.