Reunião em Ji-Paraná discute o fortalecimento das Agroindústrias Familiares em Rondônia
Na última quinta-feira, 27 de junho, a equipe técnica da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) participou de uma reunião a convite do Consórcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado de Rondônia (CIMCERO), em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI), para tratar de assuntos pertinentes ao Projeto Selo SIM. A reunião abordou o mapeamento das agroindústrias familiares regularizadas, realizado pela técnica da SEAGRI, Poliane Moreira, bem como as demandas e dificuldades enfrentadas pelo setor. O encontrou aconteceu na sede administrativa do Consórcio em Ji-Paraná.
Durante o encontro, a AROM apresentou a intermediação do pedido de apoio feito pelo presidente da Associação das Agroindústrias de Rondônia (AAGRO-RO), Evandro Leite Franco, como desdobramento das tratativas com o presidente da AROM, prefeito Hildon Chaves, durante a Rondônia Rural Show 2024.
A secretária executiva do CIMCERO, Maria Aparecida Oliveira, destacou a importância de um trabalho conjunto com os prefeitos para adesão ao programa do Selo SIM, salientando que as leis do SIM precisam ser uniformes em todos os municípios de Rondônia. Ela enfatizou a necessidade de encaminhar orientações e uma minuta única da lei para votação nas câmaras de vereadores.
A chefe de gabinete da AROM, Celene Gomes ressaltou que a reunião é um desdobramento da agenda positiva tratada pela Associação junto ao Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) de articulação com as agroindústrias familiares. O GTI busca estratégias para apoiar e solucionar problemas enfrentados pelo setor, reforçando o empreendedorismo nas agroindústrias para viabilizar a comercialização dos seus produtos entre os municípios e em todo o estado, fortalecendo as economias locais.
O gerente regional da Emater, Clodoaldo de Jesus Abreu explicou a importância do trabalho da EMATER com as agroindústrias familiares e a necessidade de reforçar essa articulação para superar os desafios que impedem o bom andamento do setor.
A assessora parlamentar da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO), Sandréia Costa enfatizou a importância de uma estratégia de ação para envolver a ALERO, através da Comissão de Agricultura, na discussão desta pauta, visando à criação de uma legislação estadual que solucione o problema da certificação. Ela destacou que o mandato da deputada estadual Iêda Chaves está comprometido com apoio a essa causa.
O presidente da AAGRO-RO, Evandro Leite Franco apresentou as demandas do setor, sistematizadas em 11 pontos importantes, incluindo:
- Condições para análises laboratoriais de alimentos nas agroindústrias familiares.
- Responsabilidade técnica profissional nas agroindústrias familiares.
- Licenciamento ambiental dos empreendimentos familiares de origem animal.
- Aumento do teto de faturamento da agricultura familiar.
- Acesso a crédito para melhoramento tecnológico e inovação, especialmente em relação à burocracia nas instituições de crédito.
- Criação de um seguro garantidor de crédito para facilitar o acesso ao crédito.
- Criação de feiras gastronômicas regionalizadas para evitar o deslocamento de pequenos empreendedores em longas distâncias.
- Criação de um sistema logístico regionalizado para impulsionar vendas em outros municípios, aproveitando pontos de parada ao longo das rodovias.
- Desenvolvimento de um projeto de exploração do potencial turístico nos municípios com agroindústrias, incluindo criação de sites, localização geográfica e sinalização ao longo das rodovias.
- Possível aquisição de expositores para distribuição em pontos de vendas.
- Abertura de possibilidades para aquisições de alimentos em outras secretarias municipais e estaduais.
Evandro Franco ainda destacou que esses pontos são cruciais para evitar o declínio do setor.
Como encaminhamentos do encontro, foi definida a necessidade de agendar uma reunião com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) e uma reunião com a Comissão de Agricultura da ALERO após o recesso parlamentar, para debater e aprofundar o diálogo sobre o apoio e fortalecimento das agroindústrias familiares de Rondônia.
Assessoria AROM