XXV Marcha a Brasília já conta com quase 4 mil inscritos
Entre os dias 20 e 23 de maio, acontecerá, em Brasília, a XXV edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Este, que é o maior evento municipalista da América Latina, já conta com mais de 4 mil participantes inscritos. A programação vai contar com diversas figuras e eventos, abordando uma grande variedade de temas pertinentes à gestão pública, tendo, além do palco principal, arenas paralelas. Além de orientações, será a oportunidade, também, de troca de informações.
Dentre os diversos temas a serem debatidos, encontram-se alguns como: Reforma Tributária, Mineração e Nota Fiscal de Serviço Eletrônico. A primeira arena temática acontece no dia 20 de maio, às 14h, na Arena 4. Convidados e participantes irão discutir sobre Reforma Tributária e analisar as mudanças propostas no sistema tributário pela promulgação da Emenda Constitucional 132/2023 e demonstrar os seus impactos em nossa sociedade e economia, especialmente no que se refere à arrecadação aos entes federados.
No dia 22 de maio, a programação da área técnica é dupla. A primeira, às 13h30, na Arena 6, vai abordar sobre a Mineração com um olhar para o futuro. Na oportunidade, serão tratados os caminhos que os Municípios possam aprimorar a captação de investimentos e aumentar a arrecadação. Já a segunda acontece logo após, às 15h30, também na Arena 6, e vai trazer para a pauta o Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônico (NFS-e): Implementação, Desafios e Oportunidades na Reforma Tributária.
Também serão tratados assuntos sobre Contabilidade Municipal e Previdência Sustentável, este último realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Nacional. No dia 21 de maio, a Arena 5 vai receber convidados e participantes às 13h30 para tratar do RPPS: gestão e equacionamento dos déficits. Ainda na programação, será a vez de debater sobre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS): dívida previdenciária e encontro de contas. Sobre este tema, os interessados podem se inscrever na Arena 6 do dia 23 de maio, às 8 horas.
Inscrições devem ser feitas pelo site do evento. Prefeitos e prefeitas de municípios associados têm isenção de taxa; demais membros da administração pública terão desconto. A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) destaca, ainda, que a taxa de inscrição sofreu um aumento no dia 8 de março e sofrerá um segundo aumento a partir do dia 10 de maio.
Assessoria AROM.