AROM em açãoDestaquesMunicipalismoNotícias

AROM e UNIR realizam reunião para discutir assuntos em prol dos municípios de Rondônia.

Nesta terça-feira (18), a Associação Rondoniense de Municípios – AROM e a Universidade Federal de Rondônia – UNIR realizaram uma importante reunião com o objetivo de se estabelecer  parceria entre as instituições em prol de melhorias para os Municípios.

Foi defendida a ideia de uma parceria, mediada por um termo de cooperação para a realização de projetos para as cidades de Rondônia, que venham a ajudar por exemplo, as agroindústrias entre outros pontos.

Também foi dialogado sobre a piscicultura em Rondônia, que tem se destacado como uma importante atividade econômica no estado. A região apresenta um grande potencial para a criação de peixes em cativeiro, devido à sua extensa área de rios e lagos, bem como à qualidade da água.

No entanto, a piscicultura em Rondônia ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de infraestrutura adequada, a falta de assistência técnica e a baixa produtividade em algumas áreas. Um dos pontos dessa parceria entre AROM e UNIR seria trabalhar para superar esses desafios e consolidar a piscicultura como uma importante atividade econômica no estado.

Também foi debatido um estudo sobre a cadeia produtiva, como a importância de analisar as diferentes etapas da produção, desde a produção agrícola ou pecuária até a comercialização dos produtos finais, passando pela transformação e industrialização dos mesmos. Também se destacou os fatores externos que afetam a cadeia produtiva, como a demanda do mercado, os preços dos insumos e a concorrência.

Do encontro participaram o reitor em exercício, Professor Juliano Cedaro; o Diretor de Apoio á Política Acadêmica, Jadiael Rodri; a Pró- Reitora de Administração, Professora Vastinei Sena; o Pró-Reitor de Planejamento,  Prof. George Queiroga e o Prof. Erasmo Carvalho. Pela AROM, participaram a chefe de gabinete,  Celene Gomes e o chefe de atendimento, Walter Lara.

Assessoria AROM