AROM em açãoDestaquesMunicipalismoNotícias

Instituto Paulo Ziulkoski em parceria com a AROM realiza em Porto Velho curso sobre Captação de Recursos.

O Instituto Paulo Ziulkoski – IPZ em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (AROM)  realizou nesta terça-feira em Porto Velho o curso  Captação de Recursos: Estruturação e Profissionalização do Setor, Execução de Emendas Parlamentares e Fontes Alternativas de Recursos.

O curso foi gratuito e contou com a palestrante Marli Burato, Mestre em Sociologia Política, MBA em Gerenciamento de Projetos e Graduada em Ciências Políticas e Sociais. Especialista em processos de transferências de recursos voluntários da União. Ministrante de cursos, Consultora da CNM – Confederação Nacional dos Municípios. Curadora de Cursos da ENAP e sócia Fundadora e CEO da Plataforma Êxitos.

O evento teve como objetivo promover a compreensão sobre técnicas e processos que envolvem a captação de recursos, com apontamentos de diretrizes que podem contribuir para a criação e profissionalização de setor específico, com formação de gestores para aprimoramento de conhecimento e habilidades necessárias para atuação na área. Detalhar os tipos de emendas parlamentares e as formas de execução, bem como, trazer um cenário de fontes alternativas de captação de recursos através da Plataforma Êxitos.

O seminário foi direcionado a técnicos que atuam nas mais diversas secretarias municipais do estado nos processos de Captação de Recursos externos para execução de obras e serviços, compra de equipamentos e desenvolvimentos dos mais variados projetos que visam entrega de políticas públicas à população.

Marli Burato apontou que a captação de recursos representa uma força motriz para os municípios conseguirem impulsionar a execução das políticas públicas, em atendimento à população local. “Para que os municípios não percam as oportunidades de captar recursos, indo além dos limites do orçamento obtido com arrecadação própria para atender a população, é importante destacar o papel do Gestor Municipal de Convênios e Contratos (GMC) nas prefeituras. Trata-se de um profissional especializado em monitorar constantemente as possibilidades de transferências, mapeando diversas plataformas, realizando contatos e identificando oportunidades de captação”.