Interação entre AROM e SENAR visa ampliar ações junto aos municípios
Em importante reunião que aconteceu na quarta-feira (18), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RO), os representantes da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) foram recebidos pelo presidente do Conselho Administrativo do SENAR, Hélio Dias de Souza.
O presidente da AROM e prefeito de Urupá Célio Lang, o prefeito de São Felipe d’Oeste, Sidnei Borges de Oliveira e assessores da Associação ouviram relatos das importantes ações desenvolvidas pelo SENAR, relatadas por Hélio Dias. “Temos duas cadeias produtivas que necessitam de uma política integrativa de desenvolvimento e com grande potencial de crescimento em todas as regiões de Rondônia e a AROM pode ser importante parceira para que as nossas ações cheguem na ponta, em todos os municípios, destacou.
O presidente da AROM, Célio Lang reforça que as tratativas de integração das ações para o fomento do agronegócio no estado de Rondônia e, em especial, em dois segmentos produtivos que carecem de incentivos: hortifrutigranjeiros e piscicultura são de muita importância para o desenvolvimento dos municípios. “A Associação, no que estiver ao seu alcance e dentro da sua missão institucional, irá apoiar e reforçar atividades conjuntas com o SENAR, pois precisamos de parceiros estratégicos e o SENAR é fundamental”, comentou.
Além disso, foi realizado o convite para que a AROM participe do Evento Agro, organizado pelo Conselho Nacional de Agricultura (CNA) e SENAR regionais, que objetiva consolidar as pautas nacionais do agro. O evento hibrido ocorrerá de forma presencial e on-line no próximo dia 24 de fevereiro de 2023, com disponibilização simultânea do evento.
Senar Rondônia
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foi criado em abril de 1993, fundamentado na Lei nº 8.315, de 23 de dezembro de 1991 e tem como Missão realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. Desenvolve ações executivas através da realização direta das atividades de formação profissional, assistência técnica e promoção social em especial:
a) Ações de formação profissional rural, que promovam a qualificação e o aumento da renda do trabalhador, por meio de cursos de formação inicial e continuada nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.
b) Ações de assistência técnica com ênfase na gestão nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de apoio Agrosilvopastoril e atividades relativas à prestação de serviços e;
c) Ações de promoção social voltadas para a saúde, alimentação e nutrição, artesanato, organização comunitária, cultura, esporte e lazer, educação e apoio às comunidades rurais.
Assessoria AROM