Palestrantes renomados compartilham ferramentas essenciais para uma gestão pública eficiente com auxílio do controle interno
O 1° Encontro Estadual de Controle Interno de Rondônia se mostrou um marco no meio das controladorias municipais. O evento aconteceu no campus da Instituição Federal de Rondônia (IFRO) em Ji-Paraná, nos dias 2 e 3 de maio, e reuniu mais de 200 participantes, entre autoridades e servidores de 46 municípios. Temas relevantes, debates construtivos e troca de informações estratégicas marcaram a participação dos presentes, impulsionando o aprimoramento dos controles internos nas cidades rondonienses. Ao longo de dois dias, os participantes enriqueceram seus conhecimentos com a expertise de palestrantes renomados em auditoria e controladoria. O encontro proporcionou um rico ambiente de troca de conhecimentos, além das palestras informativas.
Compartilhando Melhores Práticas: A Força do Encontro
O 1° Encontro de Controladorias foi uma oportunidade ímpar para compartilhar conhecimentos e experiências. Para Miguidônio Inácio Loiola Neto, procurador de contas do Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC/RO), a principal importância do evento se deu em reunir controladores dos mais diversos municípios para compartilhar conhecimentos.
“Acredito que a importância é, justamente primeiro trazer os municípios para uma roda de conversar e pensar, e talvez repensar, o papel das controladorias municipais em um mundo que hoje nós temos visto ferramentas novas, com meios que possibilitam a governança de dados, como as controladorias poderão fazer o uso dessas ferramentas para trazer evidências para a tomada de decisões e como isso pode impactar na qualidade da gestão pública” contou o procurador, que foi um dos palestrantes no evento
Guilherme Jaquini, superintendente de licitações de Porto Velho, também destacou a importância de reunir os controladores e demais servidores da área para discutir o aprimoramento dos processos em todo o estado:
“A controladoria, ela é uma forma de controle dos próprios municípios para que seus atos sejam mais adequados, sejam de acordo com o que a legislação estabelece e é óbvio que esse encontro e essa junção de informações e troca de experiências vai agregar e muito para melhorar todos os processos aqui no estado de Rondônia.
Integridade e Transparência: Pilares da Boa Gestão
O evento abordou temas cruciais como integridade, transparência na gestão e ações anticorrupção, pilares fundamentais para a boa governança.
“Esse é um encontro muito importante por tratar de integridade, e isso é o carro chefe de uma organização que tenha as estruturas aperfeiçoadas e vai tratar do combate a corrupção ali, vai tratar redução de ineficiências e vai tratar do que é mais importante para a administração pública e para os controladores que é a melhoria da entrega de serviços públicos para a cidade”, explicou Paula Gigliane, secretária regional do Tribunal de Contas da União em Rondônia, que também foi uma das palestrantes.
FERRAMENTAS QUE MELHORAM O SERVIÇO PÚBLICO
Outro palestrante renomado que esteve presente para compartilhar seus conhecimentos foi Francisco Netto, auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças e Controle de Rondônia (SEFIN/RO) e assessor da Associação dos Membros do Tribunal de Contas do Brasil (ATRICON) falou sobre a importância de os servidores entenderem quais ferramentas possuem para melhorar o serviço público.
“O principal é os servidores estarem cientes dos instrumentos que eles possuem dentro da área administrativa para ajudar a melhorar o serviço público e também fazer procedimentos que visam resguardar o erário quando necessário”, explicou.
Sônia Maria Silva, superintendente da Controladoria Geral da União em Rondônia (CGU-RO), destacou a importância deste evento para integrar os municípios em temas como controle interno, transparência e integridade e o papel da CGU nesta jornada. Ela utilizou seu tempo no palco para falar sobre o fortalecimento dos mecanismos de transparência, integridade e participação social.
“A CGU tem um papel em nível nacional de promover o fomento do aprimoramento da gestão pública como um todo, através da implementação de mecanismos de controle interno, transparência e integridade. Ela já dispõe de muito material relacionado à capacitação, como manuais, orientações e normativos, que pode disponibilizar para os municípios, além de ferramentas, sistemas, modelos e frameworks que podem ser aplicados nos municípios”, explicou.
INFORMATIZAR PARA GERIR MELHOR
Para Saulo Nascimento, superintendente municipal de tecnologia da informação em Porto Velho, ‘quem não mensura, não gerencia’ e, por isso, é tão importante implantar ferramentas digitais que otimizem o trabalho dos gestores e servidores nas secretarias.
Durante o evento, ele apresentou diversas soluções desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação de Porto Velho (SMTI/PVH) como o EPMPV, que é o sistema de gerenciamento de processos e documentos da prefeitura da capital e softwares que ainda estão em desenvolvimento, mas já tem muito potencial, como o de regularização fundiária. “É uma iniciativa onde nós vamos cadastrar o munícipe para regularização fundiária, então essa tecnologia vai agilizar bastante no momento que nós começarmos a coletar documentação necessária para essa regularização”, explicou.
1° ENCONTRO ESTADUAL DE CONTROLE INTERNO
O encontro, que já se consolidou como um evento de grande importância para controladores e gestores, foi idealizado pela Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM/PVH), em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e a Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE/RO).
Os dois dias de evento foram acompanhados por mais de 200 inscritos de 46 municípios de Rondônia. O evento evidenciou a importância do controle interno como instrumento fundamental para a transparência, a eficiência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. As palestras e debates proporcionaram um panorama atualizado das melhores práticas na área, além de ferramentas e conhecimentos para aprimorar o desempenho das controladorias municipais.
Assessoria AROM.